quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Backstage Moda Lisboa
TRANSFUSION

Por detrás do pano, escondem-se as caras que fazem do evento de moda nacional aquilo que ele é hoje.



É o espaço mais movimentado da ModaLisboa, e das semanas de Moda no geral. O acesso é limitado, o tom de voz altivo e o tempo escasso. O passo estudado é reservado à passerelle pois, aqui, só se anda a ritmo acelerado


Gritam-se orientações e acertam-se detalhes entre equipas que, embora numerosas, desdobram-se em mil para garantir que nem um fio de cabelo sai fora do esquema traçado. Antes de cada desfile, uma plateia assiste, amontoada, a um espectáculo de uma mulher só. Antónia Rosa, abelha-mestra da maquilhagem, cria arte no rosto de uma modelo sentada. É o exemplo da maquilhagem do próximo desfile. Na mesa comprida a meio da sala estão as aguarelas e pincéis deste quadro vivo: máscaras de pestanas, sombras, pós, bases, correctores... resumindo, mais maquilhagem do que 10 mulheres usariam em toda a sua vida.



Nos cabelos, o esquema repete-se. Puxa daqui, secador para ali, prende com o gancho e passa o alisador. Visuais morosos que, minutos antes de pisarem a runway, voltam a ser afinados. No único espelho alto da sala, as modelos dão o seu toque pessoal ao look, as celebridades convidadas para desfilar – menos treinadas, ensaiam poses, e os fotógrafos e curiosos do costume aproveitam para espreitar as peças antes de se tornarem públicas. Confundem-se sotaques, tentam-se entrevistas uma, duas, três vezes, comem-se snacksimprovisados e descansam-se as pernas no sofá mais próximo.


Da equipa, jovens voluntáriosvisivelmente deslumbrados com o mundo da Moda, tentam dar a sua ajuda (nem que seja não interromper). “Jani.” Ninguém responde. “Janiiii”. Estava na hora do próximo desfile.
Por: Patrícia Domingues, VOGUE PORTUGAL

Sem comentários:

Enviar um comentário